Modelagem Financeira

Em poucas palavras, modelagem financeira refere-se a transformar o negócio em números.

Para que um negócio cresça sem muitos riscos é muito importante que haja um planejamento de suas finanças para auxiliar na tomada de decisão de curto a longo prazo e um sistema transparente para saber com facilidade e rapidez toda movimentação do seu dinheiro.

 

Como base temos um histórico de dados do negócio e deles é criado um modelo que tem como objetivo nos dar informações relevantes sobre o presente e futuro, tais como avaliação do negócio, previsão de fluxo de caixa, orçamentos futuros, análise de balanços, entre outros, e com essas informações serem feitas melhores tomadas de decisões.

 

Uma única decisão errada pode ser muito prejudicial para uma empresa, até mesmo a compra de um equipamento no momento errado pode causar uma grande dor de cabeça na hora de fazer as contas, por isso ter uma modelagem de seus números evita vários problemas futuros.

 

Portanto uma boa modelagem financeira é essencial para a vida de uma empresa e não deve ser descartada, uma vez que você tem um bom controle de suas entradas e saídas juntamente com uma análise correta desses dados a gestão do seu negócio se torna muito mais fácil e como resultado sua empresa mais lucrativa.

Compartilhe com seus amigos