Escolha uma Página

A Importância de Monitorar o Capital de Giro

O calcanhar de Aquiles de muitos negócios é a má gestão do capital de giro e, no pior dos casos, quando nem existe essa gestão. Sendo assim, você empreendedor que quer ter as finanças de seu negócio na palma da sua mão, não pode deixar esse controle tão importante de lado!Assista o vídeo abaixo e aprenda já como gerenciar eficientemente seu capital de giro!⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇BAIXE E-BOOK GRÁTIS: http://bit.ly/ebook_gestao

Publicado por MAB Gestão Financeira em Segunda, 15 de janeiro de 2018

 

Estou trazendo pra vocês uma série de dicas rápidas sobre a importância de monitorar alguns indicadores ESSENCIAIS do seu negócio. Lembrando que meu foco aqui é lhe ajudar a ter seu negócio na PALMA DA SUA MÃO ok. Preste muita atenção, pois são dicas SIMPLES e ao mesmo tempo muito EFICAZES e, me surpreende, saber que muitos empreendedores não as conhecem.

Suponha que no final do mês, ao fazer as contas da sua empresa, você percebeu que o dinheiro que entrou no caixa foi MAIOR do que o valor das vendas. Estranho, né? Agora pense no caso oposto: no final do mês entrou MENOS dinheiro do que foi vendido. Parece IMPOSSÍVEL, mas isso tudo é BASTANTE COMUM e, pra quem tá fazendo uma gestão séria, NÃO é motivo para se preocupar e sim MONITORAR.

Eu te GARANTO que essa DIFERENÇA que apareceu tem uma explicação BEM SIMPLES. Ela é um dos itens que criam o chamado VCGL: Variação do Capital de Giro Líquido.

O VCGL nada mais é do que, a grosso modo, a DIFERENÇA entre o que se recebe em dinheiro e o que REALMENTE foi vendido, e o que se COMPROMETEU de gastos, mas não foi pago ainda.

 

VCGL = RECEBIMENTOS – RECEITA BRUTA

 

Por exemplo uma empresa em um mês teve receita no valor de 100 mil, mas devido vendas que foram feitas no cartão os recebimentos foram de 70 mil, logo o VCGL foi de menos 30 mil, o que indica que entrou menos dinheiro do que foi vendido.

Recebimentos = 70.000,00

Receita Bruta = 100.000,00

     VCGL =  -30 .000,00

 

Então, nesse exemplo, se o VCGL for NEGATIVO temos que o valor dos recebimentos foi MENOR do que o valor das vendas e isso tem um impacto negativo no seu caixa porque sua conta de recebíveis aumenta. Se o VCGL for POSITIVO temos que o valor dos recebimentos foi MAIOR do que o valor das vendas, ou seja, isso tem um impacto positivo no seu caixa porque sua conta de recebíveis diminui. E quando o VCGL for IGUAL a zero indica que esses valores são IGUAIS.

 

Portanto é FUNDAMENTAL saber o valor do VCGL do mês e TODOS os motivos que levaram a esse valor, pois ter CONHECIMENTO de toda a movimentação do dinheiro em sua empresa é MUITO IMPORTANTE para uma boa gestão.

 

Gostou deste artigo? Comenta aqui o que você achou 😀