Escolha uma Página

4.4. Arsenal dos Investidores – Projeção de Cenários

É impossível dar certeza de como vai ser o futuro de um negócio, mas você pode projetar cenários que podem vir a acontecer, e daí se preparar para tomar a melhor decisão, independentemente da situação..São 3 os cenários que você deve se atentar, assista o vídeo a seguir para saber quais são eles, como montá-los e o que eles dizem sobre o futuro da sua empresa. .DICA [ESTUDO DE CASO]: Como Fiz Empreendedores Obterem LUCRATIVIDADE ACIMA DE 30% e Negócios VALEREM MAIS DE R$ 1 Milhão Com PREVISIBILIDADE.Clica no link: https://mabgestao.com.br/estudo-de-caso/

Publicado por MAB Gestão Financeira em Terça-feira, 17 de abril de 2018

 

Continuando a série sobre as 6 dicas de investimentos nesse artigo vou falar sobre a segunda dica, a projeção de cenários.

Tudo começa com você pensando o que você acha mais provável de acontecer com o seu negócio no futuro, baseado no que aconteceu no passado e na sua percepção sobre o seu mercado pro futuro, esse vai ser o seu cenário base.

Pense também em um cenário pessimista e em outro otimista.

É muito importante eu te lembrar aqui que nada disso pode ser chutado ou copiado de outro negócio, esses números precisam ser algo que você construiu baseado na sua experiência sobre a sua empresa e sobre o seu mercado.

O próximo passo é você entender que há uma série de gastos que acompanham diretamente aquela variação das vendas, como por exemplo impostos, insumos e comissões. Não é à toa que chamamos eles de gastos variáveis.

Você deve considerar essa variação nos seus novos gastos previstos.

Outro passo muito importante é considerar seus gastos fixos, que são aqueles que você tem que pagar mesmo sem ter feito qualquer venda. Aluguel, funcionários e energia elétrica são exemplos disso. Bom, os gastos fixos devem ser os mesmos independente do cenário.

Pronto, a grosso modo, em cada cenário você vai analisar o que espera de vendas, diminuindo do valor das vendas, os gastos variáveis e os fixos, sobrando assim o seu lucro.

Quem é leigo no assunto pensa que não, mas quem já fez essas contas fica surpreso com alguns cenários que dão um lucro interessante, mas também com outros que resultam em um prejuízo inesperado.

E quem faz uma Projeção de Cenários se previne de correr exatamente esse tipo de risco!

Gostou desse artigo? Conta aqui pra gente o que você achou. Qualquer dúvida será um prazer respondê-lo!